O veado-campeiro é um mamífero do grupo dos cervídeos, parente dos alces e dos cervos. Ele vive em grande parte da América do Sul. No Brasil, é encontrado nas regiões Sul e Centro-Oeste, em especial no Pantanal Mato-Grossense.
Os veados-campeiros medem cerca de 1 metro de comprimento e pesam em média 35 quilos. Sua pelagem é marrom na região do dorso e branca ao redor da boca, dos olhos e na barriga. Os machos apresentam uma galhada (como chifres) com três pontas, de cerca de 30 cm de altura.
Sua alimentação é composta essencialmente de alguns tipos de capim. Mas comem também outras plantas, como o alecrim-do-campo, o assa-peixe, o capim-favorito e vagens de barbatimão.
São muito rápidos, podendo correr a 70 quilômetros por hora. Quando encontram pequenos rios, conseguem saltá-los sem diminuir a velocidade. Porém, se os rios forem um pouco maiores, atravessam-nos nadando com facilidade.
A reprodução ocorre na época do fim das enchentes do Pantanal ou após as queimadas naturais, quando as plantas começam a rebrotar. Em geral, os veados-campeiros vivem sós ou em pequenos grupos, de até três animais; porém já foram encontrados grupos com onze.
O veado-campeiro é uma espécie ameaçada de extinção, por causa da caça e da destruição de seu ambiente.
RS 235, Km 14 | Linha Brasil | Nova Petrópolis | RS
Cx. Postal 81 - CEP 95150-970
(54) 3298 8066 - ecoviv@ecoviv.com.br