O Fundo de Turismo de Nova Petrópolis, coordenado pela Associação Comercial e Industrial - ACINP, esteve em festa no último dia 08 de setembro, data em que promoveu a 3ª Noite do Turismo, evento alusivo ao Dia Internacional do Turismo, comemorado dia 27 deste mês. Cerca de 100 convidados e associados do Fundo prestigiaram o evento.
Ao mesmo tempo em que relembrou figuras que contribuíram na construção da identidade turística de Nova Petrópolis, a Noite do Turismo trouxe à discussão as possibilidades de crescimento e inovação para o segmento no município. "Falar de turismo é falar de um extraordinário fenômeno, gerador de uma forte cadeia de investimentos, que traz emprego e renda, estimulando a economia. E só é possível oferecer uma cadeia turística através do trabalho de pessoas engajadas" afirmou Luciane Schommer, coordenadora do Conselho Gerenciador do Fundo de Turismo.
A noite contou com a 2ª edição da premiação "Amigos do Turismo", reconhecimento às pessoas, empresas e organizações que através de sua trajetória, vem contribuindo para o desenvolvimento sustentável do turismo em Nova Petrópolis. Foram premiadas empresas e personalidades nos seguintes categorias:
Comunicação e imprensa: Rádio Imperial
Empreendedorismo e Inovação: Cervejaria Edelbrau
Arte e artesanato: Estelina Mendes da Silva
Hotelaria: Hotel Pousada da Neve
Gastronomia: Diva Hillebrand
Cultura alemã: Gessy Deppe
Folclore e arte popular: Maria Zilles Knorst
Atrativo: ECOVIV- Ecologia Vivenciada e Hospedaria Bom Pastor Hostel
Personalidades: Vitor Volker Gans e Ilse Evers Gans
Enfatizando a relevância do turismo para o município, a Secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero, apresentou a palestra "Inovação e Criatividade no Turismo", onde explanou sobre oportunidades de incremento para a atração de turistas para Nova Petrópolis. O presidente da ACINP, Cláudio Ricardo Michaelsen, expressou a preocupação da entidade com o desenvolvimento do segmento. "O turismo no município é uma oportunidade histórica para preservar nossa cultura, nossas tradições, nossos próprios valores enquanto legado de gerações. É um ganho para todos o investimento em educação e qualificação, e felizmente existem olhos que enxergam que esta atividade econômica pode ser desenvolvida em cima de nossa própria história", aprovou Michaelsen.
O evento teve também a participação do músico Gerson Müller, que apresentou canções compostas para o projeto "Gerson Müller canta Nova Petrópolis". A exposição "Resgatando a pintura Bauernmalerei", com peças produzidas com a técnica, deu um brilho a mais à confraternização realizada ao final do evento, que trouxe a temática germânica em sua decoração, oferecendo um caprichado coquetel alemão regado a muita música típica.
Fotos: Margarida Neumann
RS 235, Km 14 | Linha Brasil | Nova Petrópolis | RS
Cx. Postal 81 - CEP 95150-970
(54) 3298 8066 - ecoviv@ecoviv.com.br